segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Resenha: Um Dia





"Um Dia" foi um livro que me surpreendeu. Tudo no livro te faz pensar que seria uma história super clichê, com cenas românticas, enjoadas e draminhas adolescentes. Não é. Um dia é um livro gostoso de ler e bastante reflexivo, que traz questões jovens e adultas sobre a vida.
As personagens Emma e Dexter são também um pouco de cada um de nós com suas dúvidas e angústias. Eles se conhecem no dia 15 de julho de 1988, dia de São Swithin e formatura dos dois e, todo o ano nessa mesma data, eles passam a se encontrar e trazem um pouco do que estão vivendo. Ainda no início do livro, eles fazem uso de frases comumente usadas pelos jovens como "Ainda tenho x anos" e, ao desenrolar da história, a idade deles se torna motivo de desespero. É como na vida: assistindo amigos deslancharem em suas carreiras e construirem suas vidas enquanto as deles vão ficando estagnadas ou de um jeito que não mais trazem felicidade como antes, em 1988.
Emma queria mudar o mundo quando jovem. Dexter queria aproveitar a vida e conhecer outros lugares. E, tristemente, a vida faz com que eles mudem suas visões e se contentem com outras caminhadas.
"Um Dia" traz dramas adultos e questionamentos pertinentes com o que vivemos hoje. Nos perguntamos: Somos a geração que nada faz? E, por causa dessas reflexões, ele deixa de ser um livro de uma sentada só. É um livro para ler e pensar. Com cenas surpreendentes e chocantes, "Um Dia" com certeza se tornou um dos meus favoritos. O desfecho ficou muito bom, realmente para o leitor fechar o livro e ficar mais uns bons minutos pensando: "O que eu quero de verdade? E agora, José?". E a capa está lindíssima (tudo bem que a anterior também estava).

Nota: 8.5


Um dia é um livro lançado pela editora Intríseca e escrito pelo David Nicholls

10 comentários:

  1. Agora eu quero ainda mais ler esse livro!
    Antes eu realmente achava que era só mais um romancezinho adolescente... Estou enganada!
    Muito boa, hannah!
    Xxx

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito bom! E sua resenha não fica para trás. Diz exatamente tudo que o livro é, que nos mostra e que nos faz pensar.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Hannah!
    Estou com ele aqui e não vejo a hora de poder lê-lo! Todo mundo fala tão bem dele... Tenho certeza que vou amar! Btw, meu exemplar é com essa capa e, apesar de não gostar de capas de filme em livros, eu me apaixonei por essa *-*

    Beijos,
    Bianca - Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  4. Tô louca pra ler esse livro! Vou colocar ele no topo da minha listinha de livros pra ler. Baixei o filme mas eu sou adepta a leitura pré-filme então, vou esperar um pouquinho pra assistir. Ficou muito legal a resenha, Hannah.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. " Eu te amo, mas não gosto de você"
    Ma-ra-vi-lho-so!

    ResponderExcluir
  6. "Eu te amo, mas não gosto de você"
    é MUITO lindo!
    Bruna Armentano

    ResponderExcluir
  7. Tô ansioso pra ler, agora! KKK =D

    ResponderExcluir
  8. Agora to ansiosa pra ler :3 USHAUHSA

    ResponderExcluir